Tramandai RS
REDECIDADES
portoalegre.net
carazinho.net
passofundo.net
tapera.net
viamao.net
soledade.net
novohamburgo.net
cruzalta.net
guaiba.net
caxias.net
lagoadostrescantos.net
saoleopoldo.net
espumoso.net
Pelotas
Gramado
Santa Maria
   

 

 

ff

 

WM Internet

 

Tramandai
Pesquisa personalizada
 

CIDADE

É um dos maiores municípios do litoral gaúcho chegando a receber 1 milhão de visitantes durante o veraneio. Com uma população fixa de 45 mil habitantes, Tramandaí tem no turismo, na pesca, na construção civil e nas atividades da Petrobrás a base de sua economia. Margeada pelas lagoas do Armazém e Tramandaí tem na sua topografia, dunas, restingas e banhados. A temperatura média no verão varia de 22 a 35° C e no inverno entre 3 e 18°C. O visitante encontra toda a infra-estrutura com bons hotéis, restaurantes, lojas de departamentos, hospital e shoppings.

População : 39.050 habitantes ( IBGE/2007)

Eleitores: 28 mil (aproximado)

Área do Município: 139,542km2

Extensão de praia: 12km

Altitude: 1,80m

Longitude: 50º07'50"O

Latitude: 29º56'30"S

Distância da Capital: 118km

Limites: ao sul com Cidreira, ao norte com Imbé, ao leste o Oceano Atlântico e a Oeste com Osório

Vias de acesso: BR 101 ,BR 290, RS 30, RS 40, RS 786 A RS-389 permite a junção com a RS-30 em Osório e RS-786 em Imbé

CEP: 95.590-000

DDD: 51


Fundação: 1962

CEP: 95590-000

Atividades Econônomicas

Indústria: pequenas indústrias privadas, micro-empresas no setor de esquadrias, vidraçarias, móveis e confecções, com destaque para a "indústria sem chaminé", o turismo.

Agricultura e Pecuária: Tramandaí possui uma zona rural: Estância Velha, lá são cultivados diversos tipos de hortaliças, frutas, mel, pequenos rebanhos de gado ovino e bovino. A zona rural de Tramandaí é a maior produtora de grama jardim do Estado.

HISTÓRIA

A história de Tramandaí confunde-se com a própria história do Brasil, pois o local foi passagem de tropeiros, bandeirantes e soldados do rei que faziam o trajeto entre Laguna e Colônia de Sacramento. Em 26 de outubro de 1732, Manoel Gonçalves Ribeiro recebeu a primeira sesmaria do Estado chamada de Paragem das Conchas, dava-se ai a fundação de Tramandaí. Com o advento da estrada da serra, o movimento acabou e Tramandaí transformou-se apenas numa colônia de pescadores. No inicio do século XX começou a ser procurada como balneário e a partir de então começou a se desenvolver. Em 1968 a Petrobrás se instalava no município e aconteceu a fixação da barra do rio Tramandaí. O acesso a Tramandaí a partir de Porto Alegre dá se através da FreeWay ingressando na RS 030. Pelo sul através da RS 786 e pelo norte pela Estrada do Mar e após RS 786 passando pelo município de Imbé.

Tramandaí foi fundada oficialmente em 26 de Outubro de 1732, quando Manoel Gonçalves Ribeiro recebeu a primeira Sesmaria do Estado no local que era chamado de Paragem das Conchas.

O início do povoado deu-se juntamente às margens do Rio Tramandaí, com ranchinhos de palha que os pequenos agricultores erguiam para a temporada de pesca. Depois passaram a se fixar em suas margens devido à abundância do pescado. Em 1906 já era procurada como balneário, recebendo seus primeiros veranistas. Hoje é a maior cidade litorânea do norte do estado do Rio Grande do Sul.

O histórico rio Tramandaí é simplesmente um canal que liga a lagoa ao oceano. Sobre ele, é bem visível a ponte Giuseppe Garibaldi. Ao sul do rio, o município de Tramandaí. Ao norte, o município de Imbé. Ponte Giuseppe Garibaldi, ou simplesmente Ponte de Imbé, como é popularmente conhecida. É costume local a ponte ficar cheia de pescadores amadores o ano inteiro.

Tramandaí - praia gaúcha 
Tramandaí - praia gaúcha

VÍDEOS?
Clique aqui
MAPAS ?
Clique aqui
FONES ?
Clique aqui
 
 


www.ufo.tv.br

Conheça a cidade de Atlanta, Georgia, nos Estados Unidos

 
Tramandai
Prefeitura Municipal
Jornal de Tramandaí
Wikipédia
Mapas
Tramandai Tur
Jornal Dimensão
Tramandaí Multiply
Plataforma de Tramandaí
Blog de política
Jornal Litoral Norte
Da Praia News
Litoral Mania
Rádio Tramandai
   

Gramado


 

 

WM INTERNET